Advogado que recebeu nota escrito 'cliente trouxa' desiste de processar ótica após funcionária admitir erro

  • 22/10/2024
(Foto: Reprodução)
Profissional recebeu a nota com a identificação "cliente trouxa" enquanto assinava o recibo da troca de uma armação de óculos em Santos (SP). Estabelecimento alegou erro de digitação. Advogado foi chamado de 'cliente trouxa' após exigir troca de produto em ótica em Santos (SP) Arquivo pessoal O advogado que recebeu uma nota escrito "cliente trouxa" após exigir a troca de uma armação de óculos em uma ótica em Santos, no litoral de São Paulo, desistiu de processar o estabelecimento. Ao g1, Erasmo Fonseca, de 47 anos, explicou ter mudado de ideia após ver uma publicação nas redes sociais em que a funcionária assumia ter cometido o erro durante a digitação. ✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp. A armação do filho de Erasmo, de 14, quebrou uma semana depois que ele fez a troca das lentes no comércio. "Como eles [ótica] manipularam, entendi que o erro foi deles", explicou o advogado, que recebeu a nota com a 'ofensa' após dizer que acionaria a Justiça se a substituição não fosse feita. O estabelecimento afirmou, por meio de nota à imprensa, que o documento foi escrito na hora da troca e houve um erro de digitação. De acordo com a ótica, a data '03/10/2024' indica a intenção de escrever que o "cliente trouxe" a armação naquele dia, e não "cliente trouxa", como está no texto. O advogado afirmou que, apesar de ainda não concordar com o argumento do erro de digitação, considerou que a repercussão nacional do caso fez com a mulher refletisse sobre a própria atitude. "Fico feliz pela atitude da funcionária e eu libero o meu perdão à ela [...] Assim todos crescem, eu como indivíduo, a funcionária, que ficará mais atenta, e a empresa, que deve ter revisto suas políticas internas", disse Erasmo. O advogado, no entanto, afirmou que não pretende voltar a comprar na unidade da Belliótica em questão, localizada no bairro Aparecida, até que o comércio entre em contato com ele. Erasmo disse ter enviado uma mensagem para a loja, mas ressaltou que não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem. O que diz a funcionária? A funcionária, que preferiu não se identificar, afirmou ao g1 que trabalha há 11 anos na empresa e se sentiu culpada por ter cometido um erro de digitação que poderia atrapalhar a 'imagem' da ótica. "Tentar insultar uma pessoa não é procedimento da empresa, nem do meu caráter", disse ela. A mulher contou ter ficado "tão abalada" emocionalmente com a situação que precisou ir ao hospital após passar mal com a pressão alta e enxaqueca. "Isso [repercussão] não tinha necessidade de ter acontecido até porque no ato eu pedi desculpas para ele [Erasmo] pelo erro", afirmou a funcionária. Funcionária chamou cliente de 'trouxa' em recibo de ótica em Santos (SP) Arquivo pessoal O caso O advogado explicou que procurou a ótica, no dia 17 de setembro, porque o grau do óculos do filho tinha mudado. Como o adolescente gostava da armação que foi comprada no mesmo local há quase dois anos, Erasmo aceitou a proposta de um atendente de trocar apenas as lentes. Em 24 de setembro, ele foi até a ótica retirar o óculos com as novas lentes e, uma semana depois, o filho informou que a armação havia quebrado. "Estava no rosto e simplesmente quebrou [...] bem na junta onde está o parafuso. Como eles [ótica] manipularam, eu entendi que o erro foi deles", disse. Erasmo levou o óculos quebrado no estabelecimento no dia 3 de outubro e escutou de uma funcionária que a troca não seria realizada porque tratava-se de um problema de mau uso. Ele afirmou à ela que acionaria a Justiça, já que acreditava que o dano foi causado pelo esforço do profissional na troca da lente. Depois do desentendimento entre a funcionária e o cliente, Erasmo contou que ela conversou com um supervisor e fez a troca por uma outra armação parecida. Mesmo não sendo a mesma, o advogado explicou que aceitou porque o filho ficava com dores de cabeça sem óculos. 'Cliente trouxa' Com o problema resolvido, Erasmo foi assinar o recibo de troca e viu que estava escrito 'cliente trouxa'. Segundo o advogado, a funcionária tentou tirar o papel da mão dele, alegando ter sido um erro de digitação e que teria confundido com as palavras 'troca' ou 'trouxe'. "É um pensamento e direito dela de pensar que eu sou um trouxa. Mas, colocar isso no papel, eu achei que foi muito abusivo e vergonhoso. Me senti humilhado", afirmou Erasmo. Em nota, a ótica explicou que o documento foi escrito na hora da troca e houve um erro de digitação. De acordo com o estabelecimento, a data '03/10/2024' mostra que a intenção seria escrever que o 'cliente trouxe' a armação naquele dia e não 'cliente trouxa', como está na nota que foi emitida. A loja afirmou que não houve uma adjetivação ao advogado que, ainda segundo a ótica, foi grosseiro e agressivo com as atendentes. "[O cliente] busca reverter a sua reprovável conduta contra uma mulher aproveitando-se do erro de digitação. Lamentável'", afirmou estabelecimento, em nota ao g1. Por outro lado, Erasmo afirmou não acreditar que foi um erro de digitação e destacou não ter sido grosseiro com as funcionárias do local. "Foi uma ofensa totalmente desnecessária [...]. Eu não fui ignorante e nem grosso [ao pedir a troca]. Eu fui impositivo e exigi um direito que eu tenho", explicou. Saiba os direitos do consumidor VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

FONTE: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2024/10/22/advogado-que-recebeu-nota-escrito-cliente-trouxa-desiste-de-processar-otica-apos-funcionaria-admitir-erro.ghtml


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