Anderson (PSD) reforça veto a Milly Lacombe na festa literária de São José: 'Com dinheiro público, não vou permitir'
17/09/2025
(Foto: Reprodução) Convidados cancelam participação após polêmica na FLIM
Anderson Farias (PSD), prefeito de São José dos Campos, reforçou na manhã desta quarta-feira (17) o veto à participação da jornalista Milly Lacombe na Festa Litero Musical (Flim) do Parque Vicentina Aranha.
"Não quero, de jeito nenhum, de forma alguma, censurá-la. Mas ela pode ter essa postura dentro de espaços privados, com recursos privados. Mas onde tem recurso público, dinheiro público do município de São José dos Campos, e parque público do município, não vou permitir", afirmou Anderson.
"Essa foi uma decisão que foi tomada para não trazer para um evento, [alguém] que fosse dividir. Primeiro nós estamos falando de um evento público, com dinheiro público, dentro de um parque publico. Então isso cabe a mim como gestor da cidade para que a gente não traga esse tipo de viés", completou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A participação de Milly no evento foi cancelada após a repercussão de declarações dadas por ela ao podcast “Louva a Deusa”, em julho deste ano, em que ela faz críticas ao conceito de família tradicional.
“Esse negócio de família tá f**** a gente. Família é um núcleo produtor de neurose. Essa família tradicional, branca, conservadora, brasileira. Gente, isso é um horror. É a base do fascismo. Falemos a verdade”, disse a jornalista no trecho de um vídeo viralizado nas redes sociais.
Nas redes sociais, Milly contou que sofreu ameaças de extremistas e que participar do evento seria um risco para a segurança dela. Lacombe afirmou também que vê como uma derrota o fato de não poder participar do evento.
"Um trecho de uma entrevista que eu dei para um podcast que eu gosto muito, foi, viralizou, ele foi manipulado, tirado de contexto, fizeram de um tudo com ele para que esse vídeo servisse à fúria, ao ódio da extrema-direita. Ele foi circular lá por outras bandas e aí a minha participação na feira passou a ser um risco à minha segurança", disse na publicação.
LEIA TAMBÉM:
‘Não poder participar de uma feira literária é uma derrota para todos que lutam por um mundo da livre expressão', diz Milly
Veto gera onda de cancelamento de convidados em feira literária
Quem é Milly Lacombe, jornalista que teve presença cancelada em feira literária
O veto à presença dela fez com que diversos outros convidados cancelassem a participação na feira, que deve começar nesta sexta-feira. Segundo Anderson, uma nova programação deve ser divulgada nesta quarta-feira.
"Vai ter substituições. O evento vai acontecer. É uma pena essa reação porque, ao mesmo tempo que você vê pessoas que não concordam com minha postura, mas também tomam postura que são totalmente radicais. Quer dizer, não tem diálogo, não tem conversa. Mas enfim, também não tem problema algum. A gente sente, lamento essa postura, mas o evento vai acontecer".
Por meio de nota, a AFAC informou que “ao longo de 10 edições, a FLIM se consolidou como o maior evento literomusical do Vale do Paraíba e um dos principais do interior paulista” e que “além de promover a arte e a cultura, o evento reforça seu papel como agente da economia criativa, gerando impacto positivo no comércio local e atraindo milhares de visitantes”.
Ainda segundo a AFAC, a associação confirma o cancelamento da presença da Milly Lacombe no evento. Eles alegaram que a decisão foi “tomada em comum acordo com a convidada, objetivando preservar a integridade de todos os envolvidos” e que “a associação não compactua com manifestações que não estejam ligadas à atividade fim do evento, que é a promoção da cultura, da música e da literatura”.
‘Não poder participar de uma feira literária é uma derrota', diz Milly Lacombe
Jornalista Milly Lacombe.
Vitor Chambon/Divulgação Agência Brasil
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina