Após semana de calor acima da média, RS tem avisos de tempestade com chuva forte, ventos e granizo
29/01/2026
(Foto: Reprodução) Alerta para risco de temporais no RS
A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram avisos de tempestade para o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (29). O comunicado vem após um início de semana de calor extremo. Na terça-feira, São Luiz Gonzaga foi a cidade mais quente do Brasil, com 39ºC.
Há possibilidade de chuva forte, ventos de até 100 km/h e queda de granizo em diversas regiões, com um alerta de risco alto para alagamentos e destelhamentos na região da Costa Doce e Região Metropolitana de Porto Alegre.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O aviso de "perigo" do Inmet, válido até o final da tarde, abrange o Noroeste, Centro Ocidental, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste, Nordeste, Centro Oriental e Sudoeste do estado. A previsão para essas áreas inclui chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo.
Especificamente para a Costa Doce e Região Metropolitana, a Defesa Civil do estado emitiu um aviso de condição de alerta com risco alto de alagamentos e destelhamento.
A recomendação é que a população evite áreas de risco.
Um segundo aviso do Inmet, de "perigo potencial", está em vigor para as regiões Noroeste, Centro Ocidental, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste e Nordeste. Para estas localidades, são esperadas chuvas de até 50 mm/dia e ventos entre 40 e 60 km/h, com baixo risco de maiores estragos.
O aviso de "perigo" do Inmet, válido até o final da tarde, abrange o Noroeste, Centro Ocidental, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste, Nordeste, Centro Oriental e Sudoeste do estado
Reprodução/Inmet
Estragos
De acordo com a Defesa Civil do estado, sete municípios já reportaram estragos por temporais desde a terça-feira (27).
Alecrim: reportou danos em telhados de residências, árvores e galhos caídos.
Boqueirão do Leão: reportou queda de árvores em propriedades rurais da comunidade de Lajeadinho.
Flores da Cunha: reportou danos na produção local.
Guarani das Missões: reportou danos em telhados de duas residências.
Herval: reportou queda de árvores e interrupção de energia elétrica em pontos da cidade.
Ibirubá: reportou queda de árvore e galhos na ERS-506.
Lajeado: reportou queda de árvore e queda de parapeito de vidro sobre a calçada.
Como fica o tempo
Segundo a Climatempo Meteorologia, a instabilidade é causada por uma área de baixa pressão e pelo aumento do transporte de umidade. A previsão para esta quinta indica períodos de sol que elevam as temperaturas, seguidos por pancadas de chuva e temporais isolados a partir da tarde, especialmente no Centro, Costa Doce, Região Metropolitana, Vales, Missões, Noroeste e Norte.
A instabilidade começa a diminuir na sexta-feira (30), embora o céu permaneça com muitas nuvens e ainda haja condição para pancadas de chuva isoladas, mas com menor potencial para eventos severos.
O fim de semana tende a ser de tempo mais estável, com menos chuva e temperaturas mais amenas.
As autoridades recomendam que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores nem estacione veículos perto de torres de transmissão e placas. Se possível, aparelhos elétricos devem ser desligados. Para emergências, os telefones são 190 (Brigada Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
VÍDEOS: Tudo sobre o RS