Confrontos no Rio afetam transporte de pacientes da Região dos Lagos
29/10/2025
(Foto: Reprodução) Suspenso o TDF em algumas cidades da Região dos Lagos.
Divulgação / Cabo Frio
A megaoperação policial realizada nesta terça-feira (28) nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, provocou a suspensão do transporte de pacientes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) em todas as cidades da Região dos Lagos. A medida foi adotada por segurança, após os confrontos armados que deixaram dezenas de mortos e bloquearam vias de acesso à capital fluminense.
A operação, considerada uma das maiores já realizadas no estado, mobilizou cerca de 2,5 mil agentes das forças de segurança para cumprir mandados de prisão contra integrantes de uma facção criminosa que atua no tráfico de drogas.
As prefeituras reforçam que a retomada das viagens depende da estabilidade da situação na capital e que novas mudanças poderão ser feitas conforme a evolução do cenário de segurança pública.
📱 Siga o canal do g1 Região dos Lagos no WhatsApp.
Ao g1, as cidades enviaram as informações sobre o Transporte Fora de Domicílio (veja abaixo).
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Cabo Frio
A Secretaria Municipal de Saúde informou que os reagendamentos das consultas canceladas começaram a ser feitos nesta quarta-feira (29). A previsão é de que o TFD volte a operar na quinta-feira (30), desde que as condições de segurança permitam.
A pasta acompanha desde a terça-feira (28), as orientações da Secretaria Estadual de Saúde e montou um esquema emergencial de comunicação com os pacientes, que estão sendo informados sobre as novas datas de atendimento.
Búzios
A prefeitura informou que apenas os pacientes com consultas e exames marcados no Rio foram impactados.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os próprios pacientes estão entrando em contato para remarcar. A Secretaria de Segurança Pública do município monitora a entrada e saída de veículos por meio do Centro de Monitoramento, em contato direto com a Polícia Militar, para reforçar a segurança.
Os demais serviços municipais seguem em funcionamento.
São Pedro da Aldeia
As viagens do TFD para o Rio foram suspensas preventivamente na madrugada desta quarta-feira, conforme informou a Secretaria de Saúde.
A decisão, segundo o município, visa garantir a segurança dos pacientes e das equipes, e o transporte será retomado assim que houver condições seguras de deslocamento.
Iguaba Grande
A Secretaria Municipal de Saúde também suspendeu as viagens marcadas para o Rio de Janeiro nesta quarta-feira, em razão dos riscos associados aos confrontos. Os pacientes serão comunicados para reagendar os atendimentos.
Arraial do Cabo
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a suspensão dos transportes de pacientes para o Rio de Janeiro e Niterói. A medida foi adotada devido à operação policial na capital.
A pasta informou que os pacientes já estão sendo contatados para remarcar consultas e procedimentos, que mantém contato com as unidades de referência para reorganizar os atendimentos. O canal de comunicação com os usuários do serviço continua disponível pelo WhatsApp da Ouvidoria: (22) 99828-8030.
Araruama
A Secretaria Municipal de Saúde também suspendeu nesta quarta-feira (29) o transporte de pacientes para procedimentos médicos no Rio de Janeiro, em razão da megaoperação de segurança em andamento na capital fluminense.
Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada de forma preventiva para garantir a integridade e a segurança dos pacientes e profissionais envolvidos no deslocamento. Todos os pacientes com atendimentos agendados foram comunicados sobre a suspensão, e as novas datas serão remarcadas assim que houver condições seguras para o transporte. Os serviços de saúde no município seguem funcionando normalmente.