Conheça o vovô corredor de 88 anos que vai para sua 35ª edição de São Silvestre
31/12/2025
(Foto: Reprodução) Conheça o vovô corredor de 88 anos que vai para sua 35ª edição de São Silvestre
A 100ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre acontece nesta quarta-feira (31). A prova, considerada a mais tradicional do Brasil, reúne corredores de todas as idades pelas ruas da capital paulista. Aguinaldo Rodrigues da Silva, de 88 anos, é um deles.
Figura conhecida pela vizinhança onde mora, em Osasco, na Grande São Paulo, o vovô chama atenção pela lucidez. Prestes a disputar a prova pela 35ª vez, ele diz que o segredo para chegar bem é simples:
"É só você não se preocupar com os outros, preocupar só com você. O que dá preguiça é ficar dormindo."
Para encarar mais uma São Silvestre, a rotina de preparação incluiu treinos de cerca de 8 quilômetros quase todos os dias. Para ele, a corrida vai muito além do esforço físico.
"Uma festa das melhores. A alegria da gente participar e ver o povo alegre derramando suor por tão pouca coisa, mas que representa muita coisa na vida das pessoas. É o melhor alimento da vida. É melhor do que comer demais", brinca.
O carisma de seu Aguinaldo também chama a atenção dos profissionais de saúde que o acompanham. Ele passa por avaliações regulares com médicos.
"O seu Aguinaldo chama muita atenção nossa não só através das aptidões físicas que ele tem, como a força, a resistência, a flexibilidade, a composição corporal dele, os marcadores bioquímicos. Ele chama atenção nossa pela questão da socialização que ele consegue fazer", destacou Michel Youssef, médico do esporte.
"É muito importante para a medicina brasileira estudar acompanhar de perto, porque ele é um grande exemplo do que a gente deve fazer para ter uma saúde boa e uma longevidade boa", completou.
Ao resumir a própria trajetória, o veterano deixa um recado direto:
"Pensei que eu não chegava nem 70, mas cheguei bem. Sabe o que é boa saúde? É pouca cama, pouca mesa e muita perna. Essa é a nossa missão: levar alegria, esperança, coisa boa, coisa de Deus. O esporte é vida", concluiu.
Vovô maratonista vai correr 35ª São Silvestre
Reprodução/TV Globo