Crocodilo cercado por moscas, sapo 'voador' e resgate de chimpanzé vencem prêmio internacional de fotos ecológicas; veja IMAGENS
22/01/2026
(Foto: Reprodução) Wouldn’t Hurt a Fly: foto premiada como melhor imagem do concurso mostra um crocodilo-americano parado em um manguezal do Panamá, encarando a câmera enquanto moscas se alimentam de seu focinho.
Zeke Rowe / British Ecological Society
Um crocodilo-americano, fotografado quase imóvel em um manguezal do Panamá, sob o ataque de moscas em seu focinho, foi escolhido como a melhor imagem da edição 2026 do concurso internacional "Capturing Ecology", promovido pela prestigiada "British Ecological Society", a mais antiga sociedade científica de ecologia do mundo.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
O registro vencedor foi feito pelo pesquisador e fotógrafo Zeke Rowe, doutorando da Vrije Universiteit Amsterdam (Holanda), durante uma pausa no seu trabalho de campo no Parque Nacional de Coiba, no oeste do país.
Segundo a organização, a foto foi escolhida por representar de forma simples e direta uma relação pouco percebida na natureza, mostrando que até um predador no topo da cadeia alimentar se relaciona com organismos muito menores.
O concurso é promovido anualmente pela associação e reúne imagens feitas por ecólogos, pesquisadores e fotógrafos de diferentes partes do mundo.
Além do crocodilo, outras cenas curiosas também foram premiadas. Entre elas, um sapo conhecido como “sapo-voador”, flagrado na Malásia usando suas membranas entre os dedos para planar entre árvores durante o seu período reprodutivo, e o registro de uma operação de resgate de um chimpanzé vítima do tráfico de animais, em um santuário africano.
Ainda de acordo com a British Ecological Society, o objetivo do concurso é aproximar ciência e público ao mostrar que a fotografia pode ajudar a contar histórias sobre ecossistemas, comportamento animal e conservação.
Para ampliar a participação, a edição deste ano inclusive manteve inscrições gratuitas para fotógrafos de países do Sul Global.
As fotos vencedoras e as menções honrosas da edição 2026 do "Capturing Ecology" serão exibidas em eventos científicos e divulgadas nas plataformas da entidade.
Veja abaixo mais fotos ganhadoras e outros destaques do concurso:
Sapo planador: imagem vencedora na categoria Animais mostra sapo descendo da copa da floresta para se reproduzir em uma poça temporária na Malásia.
Jamal Kabir / British Ecological Society
Encontro em miniatura: imagem vencedora na categoria Plantas e Fungos mostra uma mosca pousada sobre um cogumelo.
Francisco Gamboa / British Ecological Society
Olhar atento: imagem vencedora na categoria Interações mostra uma leoa observando aves enquanto ambos bebem água no mesmo ponto durante a estação seca em um parque do sul da África.
Willem Kruger / British Ecological Society
Resgate em ação: imagem vencedora na categoria Ecólogos em Ação mostra equipe de veterinários e técnicos examinando um chimpanzé em reabilitação após resgate do tráfico de animais em um santuário africano.
Roberto García Roa / British Ecological Society
Cenário improvável: imagem vencedora na categoria Pessoas e Natureza mostra caixas de garrafas descartadas no fundo do mar, colonizadas por diferentes organismos marinhos.
Guido Villani / British Ecological Society
Processo agrícola: imagem vencedora na categoria Natureza, Alimentos e Agricultura mostra hastes de juta submersas durante a etapa de extração das fibras usadas na produção têxtil.
Joy Saha / British Ecological Society
Relação subterrânea: imagem vencedora na categoria Ecologia Móvel mostra o fungo Amanita nothofagi, espécie endêmica da Nova Zelândia que mantém associação simbiótica com raízes de plantas nativas.
Hui Syn Chan / British Ecological Society
Vida emergente: imagem vencedora na categoria Macro revela ninfas recém-eclodidas de inseto agrupadas sob folhas, uma estratégia inicial de proteção contra predadores e perda de umidade.
Sritam Kumar Sethy / British Ecological Society
Olho falso: imagem escolhida por ecólogos mostra a lagarta da borboleta Papilio polytes, que imita a cabeça de uma cobra para afastar predadores, usando marcas semelhantes a olhos e mudanças na postura do corpo.
Sritam Kumar Sethy / British Ecological Society
LEIA TAMBÉM:
Governadores se reúnem em Belém para alinhar posição do Brasil na COP 30
Petrobras diz que data de simulado na Foz do Amazonas já foi definida
Pesquisador transforma pó de aspirador em tecido e cria pantufas com lixo doméstico; VEJA
COP30 - O que são os "pontos de não retorno" do clima?