Defeso do caranguejo-uçá começa no domingo (1º) no litoral do Piauí; fiscalização é intensificada
30/01/2026
(Foto: Reprodução) Defeso do caranguejo-uçá começa neste domingo (1º) e Semarh intensifica fiscalização no litoral do PI
Ascom Semarh
A ação, que segue até 6 de fevereiro, busca impedir a captura, transporte e comercialização do caranguejo durante a fase reprodutiva, período em que a espécie é mais vulnerável.
O segundo período de defeso do caranguejo-uçá no litoral piauiense tem início neste domingo (1º), e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) deve reforçar a fiscalização nas principais praias da região.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
As atividades serão concentradas nos municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia, onde equipes de auditores ambientais vão intensificar abordagens e orientações a pescadores e comerciantes.
Segundo a Semarh, quem descumprir as regras pode ser autuado e responder a penalidades previstas na legislação ambiental. A portaria que regulamenta o defeso foi publicada e define os dias de maior atividade reprodutiva do caranguejo, popularmente chamada de “andada”.
LEIA TAMBÉM: Defeso do caranguejo no Piauí: saiba o que é proibido e o que é permitido no período
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Além da fiscalização, os órgãos ambientais também vão realizar ações educativas com comunidades pesqueiras para reforçar a importância do período de proteção.
*Yngridy Vieira, estagiária sob supervisão de Ilanna Serena.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube