Desabamento de casa, inundação e alagamentos: chuva deixa Salvador em estado de atenção
Chuva causa estragos em Salvador
A chuva que atinge Salvador há mais de 24 horas causou estragos em diversos pontos da cidade, nesta quarta-feira (12). Segundo a Defesa Civil (Codesal), o acumulado em cerca de 72 horas já superou o esperado para todo o mês de novembro.
No bairro de Fazenda Grande 2, uma laje inacabada caiu sobre uma casa e um casal ficou soterrado, pela manhã. As vítimas foram retiradas dos escombros com vida, com a ajuda de vizinhos, e, em seguida, foram levadas para hospitais da região. Não há detalhes sobre o estado de saúde deles.
Após o resgate, a área foi isolada, juntamente com outros cinco imóveis próximos. Conforme informou a Prefeitura de Salvador, os moradores receberão auxílio aluguel.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Salvador tem chuvas intensas nesta quarta-feira (12)
Reprodução/ TV Bahia
Em Itapuã, um rio onde acontece uma obra de macrodrenagem transbordou e a água inundou casas. A situação pegou moradores de surpresa, ainda durante a madrugada.
Na busca para não perder todos os móveis, a alternativa foi colocar geladeiras e objetos menores em cima de cadeiras e estruturas improvisadas. Mas muito se perdeu. Entre os pertences estragados, estão sofá, guarda-roupas e camas.
Quem conseguiu salvar alguma coisa fretou um caminhão com vizinhos e levou os pertences para a casa de familiares, por medo da situação piorar.
"A gente está em desespero, sem saída. Nosso Natal e o nosso Réveillon vai ser desse jeito? A gente sem poder receber ninguém em casa, preocupado com os danos. Eu estou no prejuízo", disse a comerciante Ivana Santana, que mora na área afetada.
Em nota, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), que é responsável pela obra, disse que as obras no Canal Mangabeira, em Itapuã integram o projeto de macrodrenagem dos rios Jaguaribe e Mangabeira, executado pelo Governo do Estado para reduzir os históricos alagamentos.
Disse ainda que o transbordamento do rio ocorreu em virtude das fortes chuvas e que as obras do canal já estão com 80% dos serviços concluídos e que tem realizado desobstrução de barramentos. Por fim, a Conder destacou que que equipes vão conversar com com os moradores impactados para dar a assistência necessária. A previsão de conclusão da obra é março de 2026.
No bairro de Narandiba, parte de uma encosta cedeu, nas primeiras horas do dia, assustando os moradores da região. Um poste foi soterrado.
Há oito anos, o barranco tinha recebido uma espécie de manta sintética impermeável, com uma camada de concreto por cima, para diminuir o risco de deslizamento, mas a estrutura não resistiu ao temporal.
Cinco famílias que moram em frente à encosta deixaram o local e se abrigaram na casa de uma vizinha.
"Quando eu ouvi o tombo, eu levantei correndo. A gente saiu na varanda do quarto e só viu a terra caindo. Peguei roupa, identidade e mais nada", contou a dona de casa Rosilene de Oliveira.
LEIA TAMBÉM:
Hotel que Shawn Mendes ficou hospedado em Trancoso tem heliponto, piscina privativa e diárias de R$ 6 mil
Paraíso visitado por Shawn Mendes, Trancoso já foi frequentado por famosos como Beyoncé, Ivete e Marina Ruy Barbosa
Shawn Mendes usa marca de Sasha Meneghel em Trancoso após Rock in Rio; cantor canadense fez passeio zero álcool
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻FONTE: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/11/12/chuva-deixa-salvador-em-estado-de-atencao.ghtml