É #FAKE vídeo de Felca defendendo Lula e criticando brasileiros que apoiam tarifaço de Trump; cena foi manipulada com IA
15/09/2025
(Foto: Reprodução) É #FAKE vídeo de Felca defendendo Lula e criticando brasileiros que apoiam tarifa dos EUA contra o Brasil
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o youtuber e humorista Felca defendendo o presidente Lula (PT) e criticando brasileiros que apoiam a tarifa de 50% dos Estados Unidos ao Brasil. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é o post?
Publicado no TikTok, no Facebook, no Threads e no YouTube no início de setembro, ele exibe o trecho de uma entrevista do youtuber e humorista Felipe Bressanim Pereira, o Felca, em uma entrevista. Na parte inferior do quadro, há uma foto do presidente Lula.
Na gravação, que foi adulterada por inteligência artificial (IA), o Felca diz: "O único presidente que já teve coragem de peitar o império, de mandar recado duro para quem sempre humilhou o Brasil, hoje é tratado como inimigo por brasileiros".
Em outro momento, ele critica os brasileiros que defenderam a taxação de 50% dos EUA aplicada ao Brasil: "Quando o gringo meteu 50% de tarifa no agro, teve gente daqui que bateu palma".
⚠️ Por que isso é mentira?
O post adulterou com IA trechos de uma entrevista de Felca ao "Conversa com Bial", exibido pela TV Globo e pelo canal GNT que foi ao ar em 26 de agosto de 2025. Na conversa, Felca não deu as declarações contidas no conteúdo enganoso. O Fato ou Fake analisou a transcrição completa do programa e não encontrou qualquer fala similar à do vídeo mentiroso.
Além disso, o Fato ou Fake submeteu o vídeo à plataforma Hiya, que identifica falas criadas ou manipuladas por IA. Resultado da análise: em uma escala de 0 a 100 de "nível de autenticidade", o áudio obteve a pontuação de 10 – trata-se, portanto, de um deepfake (técnica que permite alterar conteúdos como vídeos e fotos).
🎯 Qual o contexto da fake?
Em 6 de agosto, Felca, publicou um vídeo no YouTube denunciando a exploração de crianças e adolescentes por criadores de conteúdo adultos. Ao longo desse período, Felca recebeu uma série de ameaças de morte. "Fiz isso por ver que existem crianças e adultos por aí que foram também a criança que eu fui, sozinha, sem voz", afirmou ele ao "Conversa com o Bial"
Um dos casos expostos pelo youtuber foi o do influenciador paraibano Hytalo Santos, que mostrava em seu canal, desde 2020, adolescentes que ele chamava de "filhos" e de "turma do Hytalo", em danças sensuais e situações constrangedoras.
Em poucos dias, o comentário de Felca viralizou e desencadeou uma série de ações judiciais, investigações e medidas políticas, culminando na prisão de Hytalo e do marido, em 15 de agosto.
Em 10 de agosto, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), prometeu pautar projetos de lei sobre proteção de crianças na internet. O assunto, que antes dominava a esfera digital, ganhou outra proporção e se tornou tema de debate político.
Em 15 de agosto, Hytalo Santos e o marido, Israel Nata Vicente, foram presos em uma casa em Carapicuíba, na Grande São Paulo.
É #FAKE vídeo de Felca defendendo Lula e criticando brasileiros que apoiam tarifa dos EUA contra o Brasil
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)