Em Montes Claros, pacientes do SUS poderão andar de ônibus de graça

  • 22/06/2026
(Foto: Reprodução)
Foi aprovado, pela Câmara Municipal de Montes Claros, um Projeto de Lei, de autoria da Prefeitura, que institui o Programa Passe Saúde Especial, destinado a assegurar o acesso gratuito ao transporte público coletivo municipal aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em situação de vulnerabilidade social. O programa tem o objetivo de reduzir barreiras econômicas de acesso aos serviços de saúde, garantindo a continuidade dos tratamentos. Desta forma, os pacientes que atenderem aos requisitos exigidos terão disponibilizados mensalmente créditos para utilização exclusiva no transporte público coletivo municipal. O paciente que terá direito ao benefício deverá atender a requisitos como: estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ser beneficiário de programas federais como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, entre outros; possuir diagnóstico de doença Renal Crônica em terapia renal substitutiva por hemodiálise; possuir diagnóstico de neoplasia maligna em tratamento ativo em serviço habilitado pelo SUS; possuir encaminhamento para realização de consultas especializadas; possuir encaminhamento para realização de exames diagnósticos; possuir condições clínicas e funcionais para utilização do transporte público convencional. Para cada consulta, exame ou procedimento autorizado serão disponibilizados, no mínimo, dois créditos de transporte, correspondentes ao deslocamento de ida e volta. Já para os usuários em tratamento de hemodiálise, a quantidade de créditos poderá ser calculada com base na programação mensal das sessões registradas pelo serviço de saúde. Para usuários em tratamento oncológico, a quantidade de créditos poderá ser calculada com base na agenda mensal de consultas, quimioterapia, radioterapia, exames e demais procedimentos vinculados ao plano terapêutico. É importante ressaltar que o benefício será destinado exclusivamente aos usuários com autonomia funcional suficiente para utilização do transporte coletivo convencional. Para os pacientes que possuem limitações físicas ou restrições clínicas que impeçam o deslocamento, o auxílio continuará sendo prestado através de outros programas da Prefeitura. Ao encaminhar o projeto para aprovação, o prefeito Guilherme Guimarães destacou a importância do benefício. “Oferecer sistema de saúde sem acessibilidade não é justo. De forma inovadora, esse projeto garante uma atenção especial para as pessoas que realmente necessitam”, destacou. Programa vai ampliar ainda mais o acesso aos serviços de saúde municipais Magnific

FONTE: https://g1.globo.com/mg/grande-minas/especial-publicitario/pm-montes-claro/noticia/2026/06/22/em-montes-claros-pacientes-do-sus-poderao-andar-de-onibus-de-graca.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes