Grupo terrorista Hamas pede ajuda internacional para encontrar corpos de reféns em Gaza
16/10/2025
(Foto: Reprodução) Grupo terrorista Hamas pede ajuda internacional para encontrar corpos de reféns em Gaza
Reprodução/TV Globo
O grupo terrorista Hamas declarou nesta quinta-feira (16) que precisa de escavadeiras para procurar corpos de reféns israelenses em Gaza.
Um impasse que pode comprometer o cessar-fogo. Israel confirmou a identidade dos dois corpos entregues pelo Hamas na quarta-feira (15) à noite. Inbar Hayman era a última mulher israelense que ainda era mantida refém em Gaza. O outro corpo é do militar Muhammad Al-Atarash.
Famílias dos reféns pedem que as negociações sobre os próximos passos fiquem suspensas até que todos os 19 corpos restantes sejam devolvidos. O Hamas afirma que não tem condições de resgatar os que continuam sob os escombros e que precisa de ajuda externa e de equipamentos. Equipes da Turquia, especializadas em localizar vítimas de terremotos, já estão na Faixa de Gaza.
Nesta quinta-feira (16), dois ex-reféns foram liberados do hospital e voltaram para casa, cercados por vizinhos e parentes.
Cerimônias oficiais lembraram os dois anos do ataque do Hamas a Israel. As homenagens haviam sido adiadas no início de outubro por causa de um feriado judaico.
Enquanto isso, entra pouca comida na Faixa de Gaza. Nesta quinta-feira (16), o posto de Rafah, entre Gaza e o Egito, permaneceu fechado. E Israel já informou que aquela passagem, onde centenas de caminhões esperam para entrar e descarregar alimentos, remédios e combustível, não será usada para ajuda humanitária, porque isso não foi previsto no acordo de trégua. A agência israelense de fronteiras disse que negocia com o Egito uma data para reabrir Rafah apenas para o trânsito de pessoas.
Toda a ajuda humanitária continua passando pelo ponto de Kerem Shalom, controlado por Israel, onde os caminhões são inspecionados. O coordenador das operações de emergência das Nações Unidas, Tom Fletcher, disse que milhares de caminhões precisam entrar por semana para conter a crise.
A Agência de Desenvolvimento da ONU estima que será necessário remover 55 milhões de toneladas de entulho da Faixa de Gaza - o equivalente a treze pirâmides do Egito.
LEIA TAMBÉM
Hamas entrega mais dois corpos a Israel, mas afirma que vai ser preciso procurar outros reféns mortos entre escombros em Gaza
Combate em Gaza ainda não acabou, diz Netanyahu
Israel ameaça voltar a atacar Gaza se corpos de reféns não forem devolvidos; Hamas diz que devolveu todos 'a que teve acesso'