O Assunto #1301: Horário de verão - uma cortina de fumaça?
O horário de verão foi abandonado porque, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), deixou de ser eficiente para economizar energia. Mesmo assim, o Ministério de Minas e Energia insiste em trazê-lo de volta e pediu novo estudo sobre sua viabilidade. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
A estiagem recorde e o risco de uma crise hídrica sem precedentes colocaram a ideia em debate mais uma vez. A medida de adiantar os relógios em 1 hora para estimular o uso de luz natural foi implementada pela primeira vez quase um século atrás e fez parte do calendário fixo dos brasileiros entre 1985 e 2019. O horário de verão foi abandonado porque, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), deixou de ser eficiente para economizar energia. Mesmo assim, o Ministério de Minas e Energia insiste em trazê-lo de volta e pediu novo estudo sobre sua viabilidade – ao mesmo tempo em que a Aneel muda a bandeira tarifária da energia elétrica, ou seja, eleva o preço da conta de luz. Para discutir a relevância do horário de verão e as estratégias nacionais para a matriz energética, Natuza Nery entrevista Nivalde de Castro, professor do Instituto de Economia da UFRJ e coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel).
O que você precisa saber:
Crise hídrica: ministério estuda a volta do horário de verão
Minas e Energia: ministro deve receber estudo sobre a volta do horário de verão até 2ª
Para ministro, debate ultrapassa economia de energia e deve considerar mudança de hábitos
Aneel corrige dados e ajusta nível da bandeira vermelha; aumento na conta de luz será menor
Energia limpa: Brasil bate recorde com 93% da energia gerada em 2023 vindo de fontes renováveis
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery.
VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO
Horário de verão faz sentido?
Os subsídios do setor elétricoFONTE: https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2024/09/13/o-assunto-1301-horario-de-verao-uma-cortina-de-fumaca.ghtml