Onda de calor: 69% dos ônibus do transporte público de Campinas não têm ar-condicionado

  • 18/02/2025
(Foto: Reprodução)
Contrato atual com operadores não prevê obrigatoriedade de uso do equipamento. Nova licitação foi o ‘principal desafio’ para os primeiros 100 dias do segundo mandato do prefeito. 70% dos ônibus do transporte público em Campinas não têm ar condicionado Dos 902 ônibus do transporte público de Campinas (SP), 280 possuem ar-condicionado. Isso significa que, em meio à onda de calor que tem feito as temperaturas passarem dos 30°C, 69% da frota não têm o equipamento que garante um pouco mais de conforto aos passageiros. Os dados são da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), órgão responsável pelo trânsito e pelo transporte na metrópole. Além disso, segundo a Emdec, o contrato vigente não obriga que o ar-condicionado seja mantido ligado durante os trajetos, mesmo em dias de altas temperaturas. 📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp Em meio à onda de calor, transporte público de Campinas tem ar condicionado em 31% dos ônibus. Reprodução EPTV Licitação atrasada Atrasada desde 2016, a nova licitação do transporte prevê que todos os veículos tenham ar-condicionado. A realização da concorrência foi tratada pelo prefeito, Dário Saadi (Republicanos), como principal desafio do novo mandato. Além disso, a administração municipal colocou a publicação do edição como meta a ser entregue nos primeiros 100 dias da atual gestão. Ou seja, até o início de abril. Em nota, a Emdec “orienta que o ar-condicionado dos ônibus seja mantido ligado, especialmente em períodos de calor intenso”. Nos veículos que não possuem o equipamento, as janelas devem permanecer abertas, indica o órgão. Sobre a nova licitação, a empresa informou que está na etapa de análise das sugestões que foram recebidas nas audiências públicas que ocorreram no fim de 2024 e está finalizando um documento preliminar do edital que será disponibilizado para consulta pública. Leia mais Defesa Civil alerta para previsão de calor intenso na região de Campinas até quarta-feira Calor extremo: região de Campinas teve 113 dias com máximas de pelo menos 35 °C em 2024 Plano de medidas para 100 dias do 2º mandato de Dário inclui licitação do transporte FOTO: cogumelos nascem em parede de ônibus do transporte público de Campinas 'Não tem muito o que fazer, tem que enfrentar' A equipe da EPTV, afiliada da rede Globo, percorreu algumas linhas dentro dos ônibus do transporte público e conversou com passageiros que reclamavam do calor e da falta de ar-condicionado. Alguns motoristas improvisam pequenos ventiladores, enquanto os passageiros precisam enfrentar o calor com as janelas abertas que geralmente não são suficientes e se abanando com o que estiver na mão. “Todo dia, a gente pega o ônibus, ônibus lotado, calor, sol. Aí a gente fica assim, suando, complicado, mas a gente precisa né? Não tem muito o que fazer, tem que enfrentar [...] faz falta realmente o ar-condicionado, fica complicado. A gente paga caro na passagem e não tem o que precisa”, diz a auxiliar de limpeza Ana Cláudia de Souza Mudanças da nova licitação Terminal Campo Grande, em Campinas (SP) Carlos Bassan/PMC A prefeitura realizou, entre os dias 9 e 20 de dezembro de 2024, 11 audiências públicas sobre o novo modelo de concessão. Nessas reuniões, o governo recebeu sugestões que podem ser incorporadas à licitação. O que mudou? 👉 Revisão da frota de ônibus elétricos para aumentar viabilidade: serão 60 veículos eletrificados no total, sendo dez por ano, em crescimento escalonado do primeiro ao sexto ano de concessão. 👉 Incorporação do sistema PAI-Serviço: os veículos oferecem transporte a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e, segundo a prefeitura, serão modernizados. 👉 Sistema de arrecadação e remuneração (bilhetagem): participação da prefeitura e Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), de maneira mista, junto com as operadoras de transporte. 👉 Atualização de índices financeiros: no edital anterior, que não recebeu proposta, o valor total previsto era de R$ 8,2 bilhões. Segundo a administração, a nova previsão será disponibilizada quando os documentos forem colocados em consulta pública. O que se manteve do edital anterior? A nova licitação do transporte público de Campinas manteve a duração anterior, de 15 anos, prorrogáveis por mais cinco, e terá a operação dividida em dois lotes, sendo o primeiro das regiões Norte, Oeste, Noroeste, e o segundo para as regiões Leste, Sul e Sudoeste. Veja o que o edital prevê: 👉 Ônibus novos, mais confortáveis, silenciosos e menos poluentes; 👉 Mais informação para os usuários, confiável e em tempo real; 👉 Serviço com menos tempo de espera nos pontos, estações e terminais; 👉 Viagens mais rápidas; 👉 Frota do sistema BRT (Ônibus de Trânsito Rápido, na sigla em inglês) integrada ao sistema e moderna; 👉 Veículos com ar-condicionado, Wi-Fi, tomadas com conexão USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo. Segundo o Executivo, as próximas etapas do processo de licitação, além de incorporar as sugestões das audiências e disponibilizar os documentos para consulta, são "a criação do modelo de gestão da bilhetagem, ajuste e atualização do projeto básico e abertura das propostas". Investigação Depois que a licitação foi considerada deserta, a Polícia Federal abriu um procedimento para investigar uma denúncia contra possíveis interessados na licitação do transporte público. À época, a corporação informou ao g1 que queria entender por que representantes de empresas interessadas foram até o local do pregão, no dia da licitação, mas não ofereceram propostas. A prefeitura não é investigada. Nesta terça-feira (10), a Polícia Federal informou ao g1 que verificou que não havia interesse a cometer nenhum dado a algum bem da União, o que configura que não há competência da corporação para fazer a investigação. O caso foi remetido ao Ministério Público (MP). Histórico Inicialmente prevista para março de 2016, a nova licitação é aguarda porque o Tribunal de Contas do Estado (TCE) avaliou como irregular a concorrência de 2005. Segundo o tribunal, as empresas não poderiam ter passado pelo sistema de avaliações técnicas dentro da licitação de preços. A definição do novo contrato virou uma "novela". Relembre abaixo. Estação Mário Gatti faz parte do BRT de Campinas Emdec Em maio de 2023, o TCE-SP determinou a reformulação do edital com correções de 14 itens para o processo ser retomado. À época, o voto do conselheiro Dimas Ramalho, relator da matéria, dizia que os ajustes eram necessários para manter a competitividade. O processo chegou a ser interrompido pelo próprio tribunal em 1º de março de 2023, após contestação pelo sindicato das empresas do segmento (Setcamp). O pedido do TCE-SP foi acatado pela administração municipal e o edital reformulado foi publicado no dia 14 de julho. Os estudos para adequações foram realizados pela Emdec e secretarias de Transporte, Administração e Justiça, com apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Em 19 de setembro de 2023, o TCE-SP negou pedido para suspensão do processo licitatório reivindicado novamente pelo sindicato das empresas. A entidade alegou que parte dos itens não teria sido corrigida pela administração municipal. Entretanto, em 20 de setembro, houve abertura dos envelopes, mas nenhuma proposta foi apresentada e a licitação foi considerada deserta. VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região Veja mais notícias da região no g1 Campinas

FONTE: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2025/02/18/em-meio-a-onda-de-calor-transporte-publico-de-campinas-tem-ar-condicionado-em-31percent-dos-onibus.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes