Operação mira furto de combustíveis de dutos da Transpetro dentro de fazenda da família Garcia
22/01/2026
(Foto: Reprodução) Operação mira furto de combustíveis de dutos da Transpetro no RJ
A Polícia Civil do RJ e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) iniciaram nesta quinta-feira (22) a Operação Haras do Crime, contra o furto de combustíveis de dutos de petróleo da Transpetro dentro da fazenda da família Garcia em Guapimirim, na Baixada Fluminense. O prejuízo com os desvios passa de R$ 6 milhões. Até a última atualização desta reportagem, 6 pessoas haviam sido presas.
Os Garcia são historicamente ligados à contravenção e ao carnaval no Rio de Janeiro e foram vítimas de atentados. O haras alvo da operação desta quinta pertence às gêmeas Shanna e Tamara, filhas de Waldomiro Paes Garcia, o Maninho, ex-patrono do Salgueiro.
Segundo as investigações, as perfurações ocorriam no interior do haras do clã, mas não há mandados contra ninguém da família nesta quinta, pois a polícia ainda não encontrou provas de que eles soubessem dos desvios no terreno.
Entre os suspeitos pelo furto estão os atuais arrendatários da propriedade.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Segundo as investigações, as perfurações ocorriam no interior do haras do clã, mas não há mandados contra ninguém da família
Reprodução/TV Globo
Ações em 6 estados
Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) e promotores do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ) saíram para cumprir 13 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina.
“A operação teve início em 2024, a partir de uma prisão em flagrante por furto de petróleo ocorrido dentro de uma propriedade rural localizada em Guapimirim, conhecido como Fazenda Garcia, pertencente a uma família de contraventores conhecida do Rio de Janeiro”, afirmou o delegado Pedro Brasil.
“A partir dessa prisão em flagrante, iniciou-se uma investigação onde conseguimos desbaratar toda uma organização criminosa responsável pela extração desse material”, emendou.
Esta reportagem está em atualização.
Galpão onde os combustíveis eram armazenados
Reprodução/TV Globo