Professora Cecília Mendes e filósofo Marcelino Barroso são eleitos imortais na Academia Piauiense de Letras
30/08/2025
(Foto: Reprodução) A professora e historiadora Cecília Mendes e o filósofo Marcelino Leal Barroso de Carvalho foram eleitos imortais da Academia Piauiense de Letras (APL). Cecília ocupará a cadeira de número 24 na APL, que pertencia à arqueóloga e fundadora do Parque Nacional da Serra da Capivara, Niéde Guidon, que morreu ao 92 anos em junho de 2025.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A votação ocorreu neste sábado (30), das 8h às 11h, e conduzida pela Comissão Eleitoral da Academia. Cecília Mendes recebeu 32 votos e Marcelino Barroso 26.
Cecília é professora, poeta, historiadora e artista plástica. De acordo com a APL, ela contribui com a memória cultural e a vitalidade da produção intelectual do Piauí. Marcelino Leal Barroso de Carvalho, que ocupará a cadeira de número 13, é graduado em Direito e Filosofia e mestre em Direito Público. Ele publicou diversos artigos científicos e capítulos de obras especializadas. Além disso, mantém o Museu do Divino de Amarante, no Piauí.
"A eleição de Marcelino Barroso e Cecília Mendes reafirma a vitalidade da nossa Academia. Eles trazem não apenas suas obras, mas suas trajetórias marcadas pelo compromisso com o saber, com a arte e com a cultura. A APL se engrandece ao acolher novos imortais que perpetuarão a tradição literária do Piauí e contribuirão com novos horizontes para as letras piauienses.”, destacou a presidente da Academia, Fides Angélica Ommati.
Professora Cecília Mendes e filósofo Marcelino Leal são eleitos imortais na Academia Piauiense de Letras (APL)
Reprodução / APL
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube