Veja o que se sabe sobre morte de adolescente que passou mal após beber líquido de garrafa pet no Piauí
28/01/2026
(Foto: Reprodução) Adolescente morre em Bertolínia após ingerir líquido de uma garrafa pet
O adolescente Michel dos Santos Messias, de 15 anos, morreu após ingerir um líquido armazenado em uma garrafa pet em Bertolínia, no Sul do Piauí. Segundo o Departamento de Polícia Científica, o laudo sobre a causa da morte deve sair em alguns dias.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Confira abaixo o que se sabe sobre o caso:
O que aconteceu?
Ele estava sozinho em casa?
Quando o óbito foi atestado?
O que causou a morte do adolescente?
O caso está sendo investigado?
O que ainda falta esclarecer?
O que aconteceu?
Michel dos Santos Messias, de 15 anos, passou mal após ingerir um líquido armazenado em uma garrafa do tipo pet na segunda-feira (26). O caso aconteceu na casa em que ele morava, no bairro Caixa d’Água, em Bertolínia, no Sul do Piauí.
Segundo a Polícia Militar, familiares de Michel relataram que ele colocou em um copo a quantidade aproximada a dois dedos do líquido e ingeriu de uma só vez. Logo em seguida, apresentou mal-estar, confusão e sinais de agravamento do quadro clínico.
Corpo de adolescente que morreu após beber líquido de garrafa pet é sepultado no PI; IML coleta amostras
Reprodução
Ele estava sozinho em casa?
Não. O 10º Batalhão da Polícia Militar do Piauí informou que uma mulher responsável pelo adolescente e com quem ele residia foi testemunha do caso.
Aos militares, ela relatou que costumava armazenar bebidas alcoólicas em garrafas pet e decidiu despejar o líquido da referida garrafa, por pensar que era cachaça. Segundo a mulher, a substância estava no rack da residência há cerca de dois ou três anos.
Ao ver a situação, Michel teria pegado a garrafa e afirmado que iria ingerir o restante.
Quando o óbito foi atestado?
Depois que o adolescente passou mal, um equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, prestou socorro e o levou ao Hospital Municipal Rita Martins, em Bertolínia.
Segundo a Polícia Militar, a unidade de saúde informou que o adolescente já estava morto quando deu entrada no local.
O corpo dele foi velado na casa de familiares e sepultado no Cemitério Municipal de Bertolínia, na tarde de terça (27), conforme a família.
O que causou a morte do adolescente?
A causa da morte ainda não foi esclarecida. O corpo de Michel passou por necrópsia no Instituto de Medicina Legal (IML) de Floriano e teve amostras coletadas e enviadas para Teresina, onde serão analisadas.
O Departamento de Polícia Científica informou ainda que a garrafa onde estava a substância e o copo usado pela vítima foram coletadas na residência.
Resultados dos exames necroscópico, toxicológico e periciais deverão sair nos próximos dias e poderão apontar a causa da morte.
O caso está sendo investigado?
Sim. O 10º Batalhão da Polícia Militar do Piauí informou que foi acionado por volta das 11h30 da segunda-feira (26), pela direção do Hospital Municipal Rita Martins. A equipe em serviço comunicou a Polícia Civil. O caso é investigado pela Delegacia Seccional de Uruçuí.
"Estamos aguardando os exames periciais, para saber a causa da morte e identificar que substância estava na garrafa pet e foi consumida por ele", disse o delegado João Ênio, titular da delegacia, ao g1.
O que falta esclarecer?
A causa da morte é o principal ponto a ser esclarecido. A investigação analisará evidências eventualmente encontradas para determinar o que houve.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube