Vítima de desabamento em restaurante que Fogaça é chef se mudou para SP com intuito de sustentar filho que estuda medicina, diz família
09/10/2025
(Foto: Reprodução) Quem era paraibana que morreu em desabamento no restaurante Jamile, do chef Fogaça
A cozinheira paraibana Maria Tomé Bezerra, que morreu em um desabamento do restaurante em que Henrique Fogaça é chef, em São Paulo, saiu da cidade de Monteiro, na Paraíba, para o estado com intuito de sustentar financeiramente o filho dela, que passou no curso de medicina na USP. As informações foram confirmadas por uma prima dela ao g1.
De acordo com Mária Fátima, o irmão da cozinheira já trabalhava em São Paulo e no restaurante que teve parte da estrutura desabada anos antes dela ir para o estado. Isso facilitou a ida dela para trabalhar no local, para ajudar o filho que passou em medicina. De acordo com Maria Fátima, fazia três anos que ela estava por lá.
"Ela trabalhava lá nesse restaurante, o irmão já trabalhava lá antes. Ela fazia de tudo pelo filho dela. Chegou a morar em Fotaleza, depois voltou para Monteiro e foi embora para São Paulo, porque ele fez o vestibular e passou, justamente para sustentar ele", disse.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp
Na Paraíba, ela não trabalhava em restaurantes, mas costumava preparar bolos de aniversário para vender. Depois que o único filho passou em medicina, conseguiu o emprego no restaurante em São Paulo. Desde então, trabalhava no restaurante Jamile, comandado pelo chef Henrique Fogaça, que ficou conhecido por ser jurado do programa "Masterchef", da Band.
Ela teve uma teve uma parada cardiorrespiratória ao ser atingida pelos escombros do mezanino do restaurante, que pertence aos empresários Alberto Hiar – o Turco Loco, dono da grife Cavalera - e Anuar Tacach, fundador da agência Out Out Office.
Também de acordo com a prima, o corpo de Suênia será transportado para Monteiro. O traslado deve chegar em João Pessoa ainda na noite da quinta-feira (9) e posteriormente ir para cidade no Cariri do estado. O sepultamento está marcado para às 10h da sexta-feira (10), no cemitério da cidade.
Cozinheira paraibana de Monteiro morre em desabamento de restaurante em São Paulo
LEIA TAMBÉM:
'Deu tempo de fechar o gás e sair, não deu mais para entrar', relata funcionário de restaurante que tem Fogaça como chef e desabou em SP
VÍDEO: imagens mostram pessoas correndo após desabamento no restaurante do chef Henrique Fogaça em SP
HISTÓRIA: Jamile, do chef Henrique Fogaça, foi inaugurado em 2015 em quadra do Bixiga só com restaurantes, e leva nome de mãe do sócio
FOTOS: Veja antes e depois de restaurante no Centro de SP que desabou após explosão de gás
PERFIL: Quem é Henrique Fogaça, chef que assina o cardápio do restaurante onde ocorreu desabamento
O desabamento
O teto de um restaurante na Bela Vista, região central de São Paulo, desabou nesta quarta-feira (8).
Montagem/g1/Reprodução/Corpo de Bombeiros
Segundo relatos de funcionários, o desabamento ocorreu no mezanino. Inicialmente, o Corpo de Bombeiros informou que o desabamento ocorreu após explosão de gás. Depois, eles descartaram essa informação.
Ao menos seis pessoas ficaram sob os escombros do restaurante, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP). Cinco delas foram retiradas com vida. O restaurante, chamado de Jamile, fica na região do Bixiga, lugar boêmio repleto de restaurantes, principalmente cantinas italianas.
Em nota, o chef Henrique Fogaça lamentou o acidente ocorrido. Ele também afirmou que não é dono do restaurante.
"Fogaça manifesta sua solidariedade integral às vítimas e a seus familiares, reafirmando que sua principal preocupação neste momento é o bem-estar de todos os envolvidos e o acompanhamento da assistência necessária. Embora esteja fora do país, o chef mantém contato constante com os responsáveis pelo restaurante e acompanha de perto o desenrolar da situação, apoiando a apuração rigorosa das causas do ocorrido, em colaboração com as autoridades competentes", diz a nota.
Segundo um funcionário do restaurante, o desabamento ocorreu antes do horário do almoço, no mezanino, em uma parte exclusiva para funcionários. Ainda de acordo com ele, os feridos são funcionários, não clientes. Ele conseguiu descer as escadas e não se feriu.
O dono do estacionamento ao lado do restaurante, José Antônio de Lima, confirmou que o estabelecimento não estava aberto para o almoço. O desabamento do mezanino teria ocorrido por volta do meio-dia. Os bombeiros foram acionados por volta das 12h20.
INFOGRÁFICO: Parte de restaurante desaba no centro de SP
Arte g1
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba